Sobre o

Gracioso

1958 - O início

Nosso maravilhoso ponto de encontro tem mais de um século de muitas histórias de quando ainda se chamava Gaiato da Veiga.

No entanto, o dia 17 de abril 1958 é um marco da nossa trajetória. Foi nesta data que nos rebatizamos como Gracioso e, a partir daí, as mais lindas histórias acontecem por aqui.

Este estabelecimento era para ser um bar comum como qualquer outro bar de esquina da cidade. Mas o Gracioso se revelou um bar promissor, ganhou fama, carinho e, principalmente, a fidelidade do público mais querido que passou a frequentar a casa assiduamente. Fomos ponto de encontro de muitos personagens que compuseram o cenário da Praça Mauá.

Timeloine Gracioso 1950

1970 - Novidade na Praça

Era comum o desembarque de "gringos" dos navios em busca de oportunidades de trabalho. Eles ficaram maravilhados com as peculiaridades da culinária brasileira que degustavam no Gracioso.

Os funcionários de multinacionais, de instituições públicas e privadas também encontravam neste restaurante, um motivo para jogar conversa fora após um longo dia de trabalho.

Timeloine Gracioso 1970

1993 - Bloco na Rua

Nosso restaurante continuou trilhando sua trajetória, servindo os nossos tradicionais petiscos,muita comida gostosa, cerveja trincando de gelada e também uma cachacinha artesanal para os bons apreciadores na "marvalda."

Neste ano, funcionários do INT criaram um dos blocos mais lindos do Rio: "Escravos da Mauá." O nome é uma homenagem que fala muito da nossa história, pois aqui no bairro da Saúde eram localizados os mercados de escravos nos séculos XVIII e XIX. Depois da abolição, os ex-escravos e as colônias de negros baianos que vieram para o Rio passaram a residir na vizinhança.

Adivinha da onde surgiu uma ideia tão boa? Pois é, em uma de nossas modestas mesas.

Timeloine Gracioso 2011

2008 - Reconhecimento

Pela primeira vez, o Gracioso entrou para o famoso circuito carioca "Comidas di Buteco".

Nesta estreia, nosso risole de camarão ficou em 6º sexto lugar. Modéstia a parte, este risole é considerado atualmente o melhor da cidade.

Gracioso teve sua bela caminhada interrompida e, ao longo de um ano e cinco meses, deixou na Sacadura Cabral 97 uma sensação de vazio e tristeza profunda. Por alguns momentos pensamos: seria possível reabrí-lo diante de inúmeras dificuldades?

Timeloine Gracioso 2011

2011 - Ressurgindo das Cinzas

Este foi um momento triste da nossa história, poi tivemos que enfrentar um incêndio.

Como consequência disso, passamos por muitas dificuldades. Os danos foram imensos e os prejuízos também. Acabamos sendo obrigados a fechar as portas.

Nosso maravilho público ficou inconformado com o fechamento.

Foi um período que recebemos muitas palavras, o conforto e o entusiasmo dos nossos clientes e amigos que se apelidaram de “órfãos do Gracioso”.

Foram estímulos que precisávamos para ressurgir das cinzas e voltar ainda mais fortalecidos e retornar com tudo em 2013.

Mesmo com todas as dificuldades na restauração, valeu muito a pena.

Timeloine Gracioso 2016

2016 - Continua...

Nosso Gracioso bar é ponto de encontro, de rodas de samba, MPB, pagode e forró.

Já fomos palco de grandes eventos como o "Comidas di Buteco", filmagens para TV e cinema, festas de aniversários, de empresas, e de muitos encontros da galera.

Todos os dias surgem novos capítulos do primeiro pingado da manhã até a cerveja servida ao último cliente da noite.

Agora nós queremos muito que você faça parte destes capítulos.

Timeloine Gracioso 2016
Nossos

Eventos